Previdência privada só serve para a aposentadoria? Não!

Os planos de previdência privada obtiveram grande notoriedade conforme a discussão sobre a previdência pública foi ganhando sustância nos últimos anos.

Na esteira desse cenário, a previdência privada, veículo de investimento de longo prazo já consolidado em outros mercados mundiais, sempre foi associada à poupança para a aposentadoria.

Isso se deve muito ao trabalho de comunicação feito pelas seguradoras na abordagem desse produto, quase sempre focando nessa utilidade.

No entanto, o que muitas vezes acaba sendo escanteado é a possibilidade de se utilizar uma previdência privada como meio de guardar dinheiro para o curto e médio prazo, a fim de obter recursos num futuro não tão distante para um projeto pessoal ou profissional, como viagens, faculdades e abertura de negócios.

Por mais que não haja grande diferença dessa opção em comparação ao investimento em fundos independentes, não vinculados à previdência, o investimento por meio de um plano de previdência reúne algumas vantagens interessantes. São elas:

Disciplina para poupar

Um grande desafio de um indivíduo para a poupança é a disciplina, independentemente do perfil do investidor.

Algumas pessoas estabelecem objetivos a serem alcançados, mas quando atingem uma determinada quantia, se sentem tentadas a resgatar prematuramente aquilo que foi investido e então toda a estratégia acaba sendo arruinada.

A recorrência das contribuições mensais feitas no débito automático, bem como o trâmite existente para resgate e a tributação aplicável, contribuem para a manutenção da disciplina financeira, impedindo o uso do dinheiro antes do tempo.

Invista e esqueça

Para o público pouco habituado ao mundo das finanças, acompanhar o desempenho de investimentos pode ser confuso, trabalhoso e até estressante.

Com um plano de previdência, você delega essa tarefa aos gestores dos fundos e a sociedade seguradora e recebe o extrato de seus investimentos numa frequência semanal, mensal ou anual, à sua escolha.

Resgate sob a forma de renda mensal

Quando alguém atinge seu objetivo de poupança, um erro muito comum é o gasto impensado daquilo que foi poupado. É outro problema ligado à disciplina financeira, que não deve ser negligenciada mesmo após o resgate.

O pagamento do resgate de uma previdência sob a forma de renda mensal contribui também para a disciplina financeira, pois impede que o montante total conseguido ao final do período seja gasto de forma compulsiva.

Maior segurança

Os fundos de investimento vinculados a planos de previdência possuem regulamentação específica, pois lidam com o futuro financeiro de uma série de investidores.

Ao contrário dos outros fundos de investimento, os gestores de fundos de previdência não podem se submeter a alavancagens visando lucro e outras operações de grande risco, além de possuírem limitação de alocação de recursos em determinados tipos de produtos financeiros.

Com isso, eles possuem uma maior solidez financeira, algo atrativo para pessoas com aversão a riscos em investimentos.

Benefício fiscal

Você sabia que adquirindo um plano da modalidade PGBL é possível, no momento da declaração do seu Imposto de Renda de Pessoa Física, abater até 12% da sua renda tributável anual?

Esse é um benefício fiscal previsto em lei e pode ser de grande utilidade para pessoas que pagam muito Imposto de Renda em função da renda elevada.

Além de poupar dinheiro para seu objetivo, você ainda usufrui da vantagem de diminuir a carga tributária sob sua renda.

Conclusão

Previdência privada não serve apenas para a aposentadoria. Ela pode perfeitamente se encaixar no seu objetivo de guardar dinheiro para algo no curto e médio prazo, e ainda com as vantagens expostas acima.

Existem várias alternativas no mercado que podem atender suas expectativas para esse objetivo. Converse com seu corretor de seguros para receber orientação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s