Protegendo a renda do profissional liberal e autônomo com um seguro de vida

Muito tem se discutido sobre o papel que um seguro de vida desempenha na recomposição de renda de um grupo familiar em caso de falecimento do seu principal provedor financeiro.

No entanto, percebo que às vezes foge dessas discussões a utilização do seguro de vida como elemento de proteção financeira do seu titular, ainda no decorrer de suas funções de trabalho.

Já foi falado aqui que um seguro de vida não pode ser classificado como investimento pelo profissional do mercado (e a razão para isso você pode ver nesse artigo).

Mas você sabia que um seguro de vida, desde que contratada determinada cobertura que vamos discorrer adiante, pode te auxiliar financeiramente em um momento crítico de afastamento por razões médicas?

Coberturas de Diária por Incapacidade Temporária/Internação Hospitalar

Dentro de determinados produtos ofertados no mercado, temos as coberturas de incapacidade temporária, que visam respaldar o segurado em caso de impossibilidade de gerar renda por motivos de saúde.

Algumas companhias aceitam o afastamento do trabalho por profissional de medicina credenciado ou INSS, enquanto outras condicionam o acionamento da cobertura à internação hospitalar.

Visando combater o uso deletério dessa cobertura, são normalmente estipuladas carências e franquias que devem ser cumpridas pelo segurado.

Como essa cobertura se adequa na realidade do profissional liberal?

De maneira geral, o profissional liberal ou autônomo só irá auferir renda se prestar serviços a um terceiro.

Se um advogado não atender causa em busca de seus honorários, não irá auferir renda para si.

O mesmo ocorre com engenheiros, dentistas, e inclusive o próprio corretor de seguros.

E os motoristas de aplicativo e taxistas? Extremamente vulneráveis à perda de renda por uma enfermidade.

Imagine, por exemplo, que um profissional liberal seja internado, e isso o impossibilite de continuar trabalhando e gerar renda.

Se ele não possuir reservas financeiras a fim de garantir seu sustento financeiro durante o período que está recuperando sua saúde, pode vir a ter sérias dificuldades financeiras ao retornar ao trabalho.

Neste momento, é oportuna a utilização do seguro de vida com cobertura de incapacidade temporária.

Ao fim do período de afastamento, essa cobertura indenizará o valor estipulado como diária na apólice multiplicado pelo número de dias comprovadamente afastados, evitando uma perda de renda que seria nociva às finanças do segurado.

Cabe ao corretor de seguros incentivar a contratação da cobertura e entender o perfil econômico-financeiro do segurado para dimensionamento adequado da cobertura, de forma a lhe respaldar da melhor maneira diante desse cenário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s