O navio graneleiro MV Stellar Banner, de propriedade da empresa sul-coreana Polaris e a serviço da Vale do Rio Doce, está a deriva no norte de São Luis (MA) e corre risco de naufrágio.
Houve entrada de água no compartimento de cargas após uma avaria na proa da embarcação.
A embarcação partiu de Ponta da Madeira, porto privado da Vale localizado no Maranhão, com destino ao Porto de Qingdao, na China.
A rota é utilizada pela empresa para operações logísticas de exportação de minério de ferro, manganês, concentrado de cobre e ferro gusa.
De acordo com as informações transmitidas até o momento, o incidente se caracteriza como um sinistro abrangido pelo Seguro de Casco Marítimo, contratado para segurar embarcações de várias naturezas.
Maiores detalhes sobre a rota e a embarcação podem ser acessadas por meio do MarineTraffic, portal que reúne informações sobre o tráfego marítimo em escala global.
Segue abaixo a nota oficial da Vale do Rio Doce, divulgada à imprensa:
A Vale informa que foi comunicada pelo operador do navio MV Stellar Banner que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto.
Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís.
A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris.
Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.