O importante conceito de expectativa de sinistro em determinados seguros

Dentro do mundo dos seguros, existem vários termos que são muito típicos e específicos desse mercado.

Um deles é a expectativa de sinistro, muito presente nas apólices de seguro garantia e responsabilidade civil e com elevada importância dentro desse contexto.

Já me deparei com alguns corretores possuidores de robusta formação que, talvez por não lidarem com esse elemento com muita frequência, acabam deixando-o passar desapercebido e não dão a devida orientação ao segurado.

Mas afinal, o que é expectativa de sinistro?

A expectativa de sinistro pode ser definida, no contexto do seguro, como um fato que pode ensejar a ocorrência de um sinistro, sempre anterior a ele.

É um mecanismo contratual utilizado pelas seguradoras para que as mesmas consigam monitorar situações de possíveis sinistros a indenizar e assim gerenciar melhor suas reservas técnicas.

Em Seguro Garantia, a expectativa de sinistro é caracterizada pelo aviso do segurado à companhia seguradora de que o tomador está inadimplente com obrigações contratuais que foram assumidas e já foi notificado extrajudicialmente.

Se houver ausência de retorno do tomador no prazo determinado ou mesmo uma resposta dele reconhecendo o inadimplemento do contrato e a impossibilidade de cumpri-lo, aí temos o sinistro propriamente dito.

A partir disso, inicia-se uma de duas alternativas: a indenização do segurado (parte que contratou o tomador) nos termos da apólice ou a substituição do tomador por outro via assessoria da seguradora para continuação dos trabalhos.

Já no Seguro de Responsabilidade Civil, a expectativa de sinistro é composta por evidências de que há uma possibilidade concreta de haver acionamento judicial do segurado, a fim do mesmo poder ser convocado a indenizar um terceiro.

Um exemplo prático é a manifestação de um terceiro em e-mail afirmando que irá processar o segurado.

Essas evidências devem ser informadas ao corretor de seguros da apólice assim que forem identificadas, para garantia do direito à indenização.

Caso haja de fato o acionamento judicial do segurado e porventura sentença transitada em julgado determinando a indenização de um terceiro ou acordo com a anuência da seguradora, está caracterizado o sinistro e a apólice garantirá as indenizações.

Sempre que houver a contratação de seguros que exigem informe de expectativa de sinistro, é de suma importância a correta orientação do corretor de seguros ao segurado para que o mesmo não tenha o seu direito à indenização prejudicado.

Um comentário em “O importante conceito de expectativa de sinistro em determinados seguros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s