As recentes chuvas que ocorreram em Minas Gerais deixaram um rastro de destruição nas cidades mineiras, com prejuízos financeiros que ainda estão em fase de apuração.
O governo de Minas e as prefeituras das respectivas cidades atingidas determinaram situação de calamidade pública, destinando esforços e recursos para a restauração das localidades, inclusive com auxílio financeiro do governo federal.
Instituições meteorológicas confirmaram a ocorrência de uma quantidade anormal de chuva no estado, que causaram enchentes nas ruas das cidades e deslizamentos em áreas de risco.
A importância do seguro nesse contexto
Para aqueles que optaram pela contratação de apólices de seguro patrimonial, os prejuízos são atenuados com as indenizações e suporte prestado pelas companhias.
É essencial que esse cenário de catástrofe natural, sempre doloroso dos pontos de vista econômico e social, seja tomado como oportunidade para o mercado salientar a importância do seguro dentro de uma sociedade, com uma comunicação voltada à conscientização do consumidor.
Nas regiões dos Estados Unidos que possuem alta incidência de furacões e tornados, é praticamente impensável negligenciar a contratação de seguros, tendo em vista o alto potencial danoso desses eventos naturais.
É pertinente destacar também que a atuação do seguro num contexto de catástrofe natural tem forte influência na velocidade com que ocorre a recuperação da atividade econômica da região atingida, com efeitos que podem ser sentidos pelas partes que se relacionam com comércio e indústria ali localizados.