Governança corporativa em empresas familiares: é possível?

Não é segredo que o tema da governança corporativa está em alta no mundo empresarial e assim pretende permanecer por muitos anos.

Discutem-se assuntos relevantes nessa área, como detecção e eliminação de situações de conflito de interesse, níveis de poderes delegados aos administradores e suas relações, estabelecimento de conselhos com poder de fiscalização da gestão, entre outras nuances.

É curioso notar que sempre partimos do falso princípio de que todas empresas atualmente possuem um alto nível de profissionalismo e impessoalidade na sua gestão, o que em tese possibilitaria a implantação de uma política de governança corporativa sem maiores problemas.

No entanto, há um tipo de empresa cuja conjuntura pode tornar mais desafiante a tarefa de implantar políticas de governança: a empresa cujos acionistas e colaboradores possuem vínculos familiares.

São muitos os relatos de empresas familiares dos mais variados portes que fracassam em se manterem operantes.

O insucesso ocorre quase sempre por situações de conflito que surgem nos processos de tomada de decisões, em sua maior parte pela invasão das relações familiares no terreno da gestão empresarial.

No entanto, existem bons exemplos de empresas familiares que progrediram e inclusive se transformaram em multinacionais grandiosas, através da adesão à iniciativas de profissionalização de sua gestão.

A famosa rede WalMart, por exemplo, hoje com presença em vários países e uma das maiores varejistas do mundo, é uma empresa com raízes familiares que se encaixa nesse exemplo.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), entidade que promove estudos, eventos, cursos e palestras sobre esse tema tão caro ao mundo empresarial, possui duas excelentes publicações sobre governança corporativa em empresas familiares.

Clique nos links abaixo para acessar as páginas e baixar as publicações:

Governança da família empresária: conceitos básicos, desafios e recomendações

Governança em empresas familiares: evidências brasileiras

Para ter acesso aos links para download dos arquivos, é preciso realizar um breve cadastro na página do IBGC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s