Ibovespa acumula alta de 30% em 2019, registrando recordes históricos no período

Na última semana de pregões do ano, o principal índice da bolsa brasileira frequentou a faixa dos 117 mil pontos, alcançando recordes históricos no decorrer de 2019.

O ano foi muito positivo para o índice, que acumulou uma alta de 30% no período e renovou as máximas variadas vezes, refletindo a melhora da situação econômica do país e o clima de otimismo do mercado para 2020, com elevadas expectativas pela diminuição dos déficits nas contas públicas e o avanço das reformas presentes na pauta da equipe econômica do governo Bolsonaro.

O Boletim Focus, publicação periódica do Banco Central divulgada ao mercado, mostrou que a expectativa de crescimento do PIB passou de 1,16% para 1,17%. Para 2020, o aumento foi de 2,28% para 2,30%.

A Taxa Selic, atualmente fixada em 4,5% ao ano e até o momento sendo a menor da série histórica, tem expectativa de manutenção nesse patamar para 2020.

Alterações futuras na Selic dependerão do comportamento da inflação e da relação entre dívida pública e PIB, indicadores sempre muito monitorados pelas autoridades monetárias.

Leia mais: Qual o impacto da queda da Selic para o mercado segurador?

A estimativa de inflação passou de 3,98% para 4,04% para o ano, abaixo da meta estipulada (4,25%). A expectativa do indicador para 2020 foi de 3,60% para 3,61%, seguindo também dentro da meta para o referido ano (4%).

Um comentário em “Ibovespa acumula alta de 30% em 2019, registrando recordes históricos no período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s