A Enerray, empresa italiana do setor de energia solar fotovoltaica, é uma das acionistas de uma usina fotovoltaica de grande porte em Ma’an, na Jordânia.
A habitual e intensa atividade solar no país, localizado no Oriente Médio, é um cenário com grandes oportunidades para geração de energia por meio da tecnologia fotovoltaica.
De acordo com dados do Atlas Solar Global, a irradiação global horizontal para a região é de cerca de 2295 kWh/m²/ano, podendo chegar a 2578 kWh/m²/ano nas melhores condições de orientação e inclinação dos módulos fotovoltaicos.
Nomeado como Projeto Falcão, a usina tem uma potência instalada de 23,1 MWp, resultando na geração de 47 GWh por ano.
O projeto fotovoltaico, instalado através de estruturas fixadas no solo, tem uma área construída de cerca de 500 mil m².
A geração de energia pela usina evita a emissão de 25 mil toneladas de dióxido do carbono (CO2) na atmosfera.
São mais de 70 mil módulos de silício policristalino, que atualmente possuem a melhor eficiência de captação de irradiação solar, e 24 inversores centralizados, para conversão da energia gerada.
A construção se iniciou em Dezembro de 2015 e foi finalizada em Junho de 2016.
Em Outubro de 2016, o sistema foi conectado à rede de distribuição do país, levando a energia produzida ao consumidor final.
Foi adotado um modelo de tarifação fixa, de acordo com termos estabelecidos entre o consórcio do projeto e a companhia estatal jordaniana NEPCO, responsável pelas atividades de transmissão, compra e venda de energia e compartilhamento de energia com países vizinhos.
O projeto foi financiado através de um programa de energias renováveis criado pelo Banco Mundial, em conjunto com outras instituições financeiras e fundos de investimento privados.

Veja o vídeo da construção da usina fotovoltaica, feito no modelo time lapse: