No universo da logística, temos os tradicionais modais de transporte, responsáveis por viabilizar o deslocamento de coisas tangíveis entre dois ou mais pontos.
Via de regra, temos cinco modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo.
No entanto, muitos especialistas no tema já conceituam a transferência de dados e informações por meios cibernéticos como logística virtual, cujo modal associado recebe o nome de modal infoviário.
Leia mais: Modal infoviário: o modal do século XXI
O modal infoviário pode ser considerado presente, por exemplo, na utilização de uma videoconferência para realização de uma reunião.
Enquanto num cenário tradicional seria necessário o deslocamento dos participantes, levando em consideração a localização geográfica de cada um e o trajeto até um local determinado (remetendo aos princípios da logística tradicional), aqui temos a possibilidade de realizarmos o encontro de forma remota.
Outra aplicação dos conceitos fazem parte da logística virtual é em um sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning).
Com usuários de perfis e objetivos diferentes, a parametrização de cada acesso deve ser planejada com atenção.
Cada setor deve ter acesso ao que é pertinente para realização das funções, ao mesmo tempo em que devem ser evitadas falhas de permissão ou a concessão inadequada de poderes aos usuários do sistema.
Um sistema desse tipo recepciona dados de um determinado usuário, trata e manipula esses dados e pode disponibilizá-los para outro usuário tomar decisões com embasamento.
Para contextualizar a importância da logística virtual dentro de uma cadeia produtiva, vamos tomar como base uma situação onde equipes comerciais inserem dados sobre vendas realizadas em um sistema.
O gestor comercial dessas equipes tem acesso a um relatório, que exibe as informações de maneira compilada. Com base nisso, executa suas funções e dá suporte para outras áreas.
Caso haja imprecisão nas informações de vendas que o gestor tem acesso, pode haver uma distorção das informações de estoque disponível.
Consequentemente, abre-se um precedente para decisões erradas na política de gerenciamento de estoques.
Erros que podem, em última instância, provocar uma falha logística envolvendo os outros modais da companhia, como produção além da capacidade de um CD, indisponibilidade repentina de suprimentos, deslocamentos desnecessários que comprometem a eficiência, entre outros problemas.
Isso também torna evidente a necessidade de treinamento adequado dos usuários, de forma a mitigar erros de inserção de dados que podem prejudicar toda a cadeia produtiva de uma organização.
No exemplo acima, estamos falando da entrega planejada de algo para certos agentes, com base em determinados critérios pré-estabelecidos e em frequência constante. Isso é logística.
É crucial o planejamento adequado e análise minuciosa de aspectos da logística virtual, de forma a tornar uma organização mais eficiente.