Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica: é possível fazer seguro?

O mercado de Energia Solar Fotovoltaica possui um grande potencial no Brasil e o avanço das tecnologias está tornando a geração de energia por sistemas fotovoltaicos mais acessível ao público.

black and silver solar panels
Foto por Pixabay em Pexels.com

Diversas empresas estrangeiras fabricantes desses sistemas possuem estratégias comerciais voltadas ao Brasil, justamente pela grande atividade solar que o país tem durante todo o ano.

Alguns estados do Brasil já concedem vantagens fiscais ligadas à produção de energia elétrica por sistemas fotovoltaicos, justamente para incentivar a aquisição de soluções do tipo.

A Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que beneficiou o setor de energia solar fotovoltaica.

De acordo com esse sistema, é permitida a integração de sistemas fotovoltaicos à rede da concessionária regional responsável pelo serviço de energia elétrica.

As redes das concessionárias são abastecidas pela energia elétrica gerada e em contrapartida fornecem benefícios tarifários à unidade geradora, com base na relação entre energia consumida e a energia produzida.

O que é um sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico é o conjunto dos seguintes elementos:

  • Módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis solares, que ficam expostos para captar a irradiação solar;
  • Inversor, equipamento responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada e dar usabilidade à energia gerada;
  • Medidor bidirecional, no caso de sistemas integrados à rede de concessionárias (maioria no Brasil), para registrar a energia produzida e enviada à rede e a energia consumida pela unidade, de forma a calcular a compensação tarifária;
  • Cabos e conexões para integração dos elementos;
  • Dispositivos de segurança, que possuem o objetivo de evitar curto-circuito, ilhamento ou sobrecarga do sistema.

Como segurar um sistema fotovoltaico?

Os módulos que constituem um sistema fotovoltaico, pela própria natureza do equipamento, devem estar alocados em ambientes externos para receber a irradiação solar e assim transformá-la em energia elétrica.

Apesar desses equipamentos possuírem uma vida útil de 25 anos em média e pouca exigência de manutenções periódicas, essa alocação em ambientes externos é vista com atenção pelo mercado segurador, já que nesse cenário temos uma elevada exposição ao risco, como, por exemplo, riscos de roubo, queda de alturas elevadas e danos pelas intempéries da natureza.

No entanto, o mercado segurador tem trabalhado na intenção de fornecer soluções securitárias para esses equipamentos, que possuem alto valor agregado pelos componentes utilizados na fabricação e a crescente demanda.

No momento da instalação, é possível fazer o enquadramento do sistema fotovoltaico no ramo de Riscos de Engenharia na modalidade de Instalação e Montagem, que garante danos materiais durante o processo de instalação de máquinas e equipamentos.

Quando o sistema estiver finalizado e em pleno funcionamento, o seguro pode ser emitido no ramo de Riscos Diversos, onde se enquadram riscos que fogem dos padrões tradicionais ou que estão passando por uma fase experimental.

O valor da importância segurada deve ser limitado ao valor de nota fiscal do produto, que deve ser mantida arquivada para porventura ser apresentada à reguladora em caso de sinistros.

Realizar os procedimentos de manutenção seguindo as especificações do fabricante é também crucial para manter a validade da cobertura securitária, evitando a negativa de pagamento de indenizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s