O incêndio na Catedral de Notre-Dame: o que se sabe até então na esfera dos seguros

No último dia 15 de Abril, um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre-Dame, importante patrimônio histórico e cultural de Paris.

Os promotores, que já estão atuando na investigação do interior do local para descobrir as causas do incêndio, suspeitam que o mesmo tenha se iniciado por negligência e esteja ligado à obra de manutenção iniciada no começo do ano passado.

Em comunicado oficial, a AXA, maior seguradora da França, informou que a companhia não é responsável pelo seguro patrimonial da Catedral.

A Catedral de Notre-Dame possui a classificação de patrimônio histórico desde 1862 e é de propriedade direta do governo francês, sendo auto-segurada pelo próprio.

O autoseguro, situação onde o proprietário de um bem assume inteiramente os riscos ligados a ele e se propõe a arcar com a totalidade dos custos para sua reposição ou recuperação, é algo comum para patrimônios imobiliários de propriedade de governos, na maioria das vezes em razão de disposições legais que vedam ou isentam a contratação de cobertura securitária para esses casos.

No entanto, a companhia francesa é detentora de apólices de seguro de responsabilidade civil de duas empresas que trabalham nas obras de manutenção da Catedral e também de determinadas obras e artefatos que se encontravam em seu interior.

A depender do teor da conclusão do inquérito investigativo das autoridades francesas, poderá haver o pagamento de indenizações volumosas na esfera de responsabilidade civil.

O mercado segurador local e internacional acompanha com atenção o evento, bem como seus possíveis desdobramentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s