Chuvas intensas atingem localidades pelo país e causam grandes danos

Na madrugada do último dia 11, fortes chuvas atingiram determinadas regiões do país, causando grandes transtornos para o cotidiano dos habitantes.

A cidade de São Paulo amanheceu com mais de 300 pontos de enchentes e cerca de 120 árvores caídas após chuvas com intensidade acima da média de acordo com agências meteorológicas.

O Rio de Janeiro, que já tem um histórico problemático com períodos de chuvas intensas  em razão da geografia da cidade, também amanheceu com vários bairros alagados e desmoronamentos após a chuva que ocorreu durante a madrugada, com danos extensos na Zona Oeste.

Danos aos veículos

Muitos veículos parados nas ruas foram atingidos pelos alagamentos, o que deve impactar de forma significativa os indicadores de sinistralidade do seguro auto.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão máximo do mercado de seguros, determina que as seguradoras disponibilizem cobertura para danos por submersão do veículo em água nos planos básicos, que incluem incêndio, roubo e colisão.

No entanto, é prudente ressaltar a importância do papel do condutor do veículo nesse contexto: ele jamais deve propositalmente adentrar uma região alagada com o carro, nem mesmo tentar sair de uma se locomovendo com ele. A recomendação é abandonar o veículo e buscar socorro.

Mesmo que o seguro cubra os prejuízos causados pela enchente em cláusula contratual, a vistoria da regulação do sinistro pode constatar que o segurado agravou os mesmos com o ato de movimentar o carro dentro da região alagada, acarretando na negação do conserto ou da indenização por perda total.

Queda de árvores

Além dos alagamentos, as quedas de árvores e postes de luz também foram responsáveis por danos aos carros estacionados e residências.

Nos seguros patrimoniais, a cobertura por danos causados por vendavais abrange eventos dessa natureza.

O mercado de seguros já se encontra em estado de alerta, analisando a grandiosidade dos prejuízos causados pelas enchentes e o montante das indenizações que devem ser requeridas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s