Seguro Garantia nos negócios privados: um desafio a ser encarado pelo mercado segurador

Como sabemos, o seguro garantia é um produto securitário muito utilizado nos negócios ligados à administração pública.

Sua facilidade de contratação em comparação às outras modalidades de garantia em processos licitatórios, bem como a possibilidade de evitar o comprometimento do capital de giro, são elementos muito atrativos para as empresas que usufruem do produto em licitações e compras governamentais.

No entanto, quando verificamos o atual cenário do seguro garantia nos negócios privados, os indicadores não são nada animadores quando comparamos com os negócios públicos, como é possível ver nas tabelas abaixo:

Dados do SES – Sistema de Estatísticas da SUSEP
rel_seggarantia_publico
Dados do SES – Sistema de Estatísticas da SUSEP

O que podemos fazer diante desse cenário?

Tenho insistido no ponto de que uma grande porta de entrada para difundir o seguro garantia no setor privado é o canal de compras e fornecedores, pois são eles que administram os processos de concorrência privada das empresas e ditam os requisitos exigidos nos mesmos. 

Uma adequada conscientização dos integrantes desses canais (em especial aqueles que ocupam posições de gestão, dotados de capacidade decisória), com a transmissão didática da ideia de que o seguro garantia representa respaldo na relação da empresa para com seus fornecedores, pode trazer resultados interessantes.

Dessa forma, os mesmos podem passar a exigir a contratação do seguro nas suas RFQs/RFPs, se tornando, por consequência, fomentadores de demanda pelo produto.

É algo perfeitamente plausível de se consolidar, já que a mitigação de riscos é certamente um tópico que tem prioridade elevada dentro das organizações, sobretudo em razão do que foi produzido em matéria de governança corporativa nos últimos anos.

No entanto, isso só é possível com o engajamento dos profissionais e players do mercado em iniciativas nesse sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s