O atual panorama do seguro agrícola no Brasil: como mudar essa realidade incômoda?

Hoje vamos falar a respeito do seguro agrícola, ramo de seguro que tem como objetivo respaldar o produtor em caso de prejuízos decorrentes de danos causados à lavoura.

Mesmo com o agronegócio ocupando a posição de protagonista na economia brasileira e muito responsável por suavizar os efeitos da recessão que o país atravessa, o seguro agrícola ainda encontra dificuldades para se expandir no setor e se tornar um produto securitário bem difundido no mesmo.

É possível notar esse quadro preocupante quando recorremos aos dados do ramo de seguro divulgados pela SUSEP, onde encontramos cifras que certamente estão muito abaixo daquelas que normalmente rondam o agronegócio. Veja:

seguro_agricola
Fonte: SES – Sistema de Estatísticas da SUSEP, acessado em 14/07/2018. Ramos 1101 e 1102 (sem e com cobertura do Fundo de Estabilidade do Seguro Rural, respectivamente) somados.

Algumas vertentes do mercado afirmam que é preciso haver uma iniciativa com o objetivo de modernizar a regulação do ramo de seguro, além de fazer com que os players seguradores tenham acesso a dados e informações de maior qualidade e confiabilidade para refinar o processo de subscrição dos riscos e as metodologias de precificação.

A popularização do seguro agrícola é algo do interesse de todos, pois com um maior volume de arrecadação de prêmios, é possível fazer com que o produto em questão se torne mais acessível aos produtores dos mais variados portes, beneficiando o agronegócio na sua totalidade em virtude do respaldo dado pelo mercado segurador.

O Universo Agro, portal de notícias ligado ao agronegócio, fez uma matéria sobre o tema, onde pessoas notórias do mercado segurador e agrícola deram suas visões. Clique no link abaixo para conferir:

http://www.uagro.com.br/editorias/politica-setorial/seguro-rural/2018/07/05/seguro-rural-patina-no-brasil-dizem-especialistas.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s