Sinistro marítimo: navio cargueiro SSL Kolkata

No dia 15 de Junho, ocorreu um incêndio no SSL Kolkata, navio cargueiro de bandeira indiana com peso morto de 13814 toneladas.

Na ocasião, todos os 22 membros da tripulação foram resgatados pelas embarcações Rajkiran e Dornier da Guarda Costeira da Índia após o início do incêndio.

Neste último dia 2 de Julho, o navio, já abandonado e à deriva, afundou na posição 21 26N 088 47E, perto de Sundarbans e da linha da fronteira marítima entre Índia e Bangladesh.

Vários contêineres foram despejados no mar e estão flutuando nas proximidades, tornando a atividade marítima perigosa na região em questão.

Uma equipe local já foi mobilizada para resgatar os mesmos e evitar a ocorrência de acidentes envolvendo outras embarcações, assim como garantir o retorno da normalidade ao trecho marítimo.

Outro problema é o combustível a bordo, cujo peso é de cerca de 211 toneladas. No entanto, foi constatado que será possível retirá-lo do tanque, pois o casco do navio atingiu o fundo do mar e fez com que o mesmo ficasse acessível para o processo de sucção do combustível.

Mais informações podem ser obtidas em tempo real acompanhando o feed de notícias relacionadas ao navio disponibilizado pelo site MarineTraffic, que pode ser acessado através do link abaixo:

https://www.marinetraffic.com/pt/ais/details/ships/shipid:362802/mmsi:419001253/vessel:362802

É oportuno mencionar que um sinistro dessa natureza reforça a importância da presença do tradicional seguro marítimo e do seguro de transporte internacional nas operações logísticas, tendo em vista a exposição aos riscos ligados ao modal marítimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s