Case de negócio: A BNP Paribas Cardif e Magazine Luiza no segmento de garantia estendida

A parceria entre Magazine Luiza e BNP Paribas Cardif no segmento de garantia estendida é um case interessante para analisarmos a participação positiva do mercado segurador em outros mercados.

Iniciada em 2002, a parceria estava inicialmente voltada para o seguro de proteção financeira.

A Magazine Luiza anteriormente possuía dois fornecedores na parte de garantias: um para eletroeletrônicos e outro para móveis. A rede varejista desejava mudar esse aspecto e deixar essa demanda a cargo de um exclusivo fornecedor.

A BNP Paribas Cardif, por sua vez, desejava expandir sua presença no mercado segurador brasileiro após sua entrada no país em 2000 e viu na operação varejista da Magazine Luiza uma grande oportunidade para isso.

Com isso, três anos mais tarde, em 2005, houve o anúncio da criação da Luizaseg, uma inédita joint venture com a finalidade de comercializar seguros no Brasil, fruto do aumento da aproximação entre as duas empresas e idealizada a princípio para a operacionalização da venda do seguro de garantia estendida.

A criação dessa unidade de negócio resultou em uma maior aproximação do conglomerado com as empresas de assistência técnica, que apresentaram interesse em fazer parte da rede credenciada.

Já em 2009, a Luizaseg atingiu um faturamento de 50 milhões de reais, um crescimento de 9% em comparação ao ano anterior.

Em 2014, esse faturamento chegou ao patamar de 361 milhões de reais, se consolidando assim como uma das líderes no segmento.

Em Dezembro de 2015, a Cardif Seguros anunciou, através de um comunicado oficial,  a continuação da operação à CVM e um aumento de capital na Luizaseg, onde cada uma das partes fez um aporte de 55 milhões de reais.

O novo acordo entrou em vigor em 1º de Janeiro de 2016, sendo estipulada uma validade de 10 anos.

A renovação da parceria envolveu o pagamento de 330 milhões de reais da BNP Paribas Cardif ao Magazine Luiza, valor parcialmente vinculado ao cumprimento de metas estabelecidas no plano de negócios, estando incluso também o lançamento de novos produtos, algo que futuramente se consolidou.

Hoje, a Luizaseg fornece, além da tradicional garantia estendida, um portfólio com seguros de vida, hospitalares, residenciais, financeiros, para equipamentos portáteis e títulos de capitalização.

Conclusão

O seguro de garantia estendida, no contexto desse case, se estabelece como um elemento agregador de valor na experiência de compra do cliente, já que disponibiliza uma comodidade ao mesmo caso ele necessite de reparos ao produto ou a substituição por outro igual ou semelhante.

Devemos destacar também a sua oferta logo após a compra do produto da loja, momento adequado para a venda da garantia estendida, pois torna mais propensa a adesão por parte do cliente.

É notório que a expertise do parceiro segurador contribuiu fortemente para que o leque de produtos fosse expandido, o que beneficiou a marca varejista em última instância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s