O Orçamento Base Zero como uma eficiente metodologia de revisão profunda de custos e despesas

Hoje vamos falar a respeito de uma metodologia orçamentária muito importante no cotidiano empresarial: o Orçamento Base Zero.

Enquanto o Orçamento Base Histórico (OBH) tem como princípio levar em consideração apenas o que foi acrescentado no último período fiscal em comparação ao anterior, o Orçamento Base Zero (OBZ) prega uma total revisão de todos os itens presentes no rol de receitas, custos e despesas, independentemente da data que foram incorporados na organização.

Em termos mais simples, é o ato de passar as contas do negócio a limpo, na intenção de trazer à tona ineficiências e má alocação de recursos que estejam comprometendo as atividades da empresa e/ou impedindo seu crescimento.

Existem relatos de empresas que adotam a metodologia depois de 2 ou 3 orçamentos feitos com base histórico. A justificativa mais adequada para a adoção desse cronograma é a necessidade de evitar a presença de vícios que seriam provocados pelo histórico de orçamentos e despesas.

A metodologia é perfeitamente adequada para empresas que estão passando por dificuldades financeiras ou precisando passar por uma reestruturação profunda.

No entanto, a sua aplicação dentro de um negócio rentável e estável com uma certa periodicidade pode ser interessante para otimizá-lo e assim proporcionar um grau de eficiência que até então não era possível de obter.

Para mais detalhes a respeito, recomendo essa excelente publicação da KPMG sobre o assunto:

https://home.kpmg.com/br/pt/home/insights/2017/07/orcamento-base-zero.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s