A sinistralidade do seguro de crédito em um cenário de crise econômica

O seguro de crédito é um produto securitário disponível no mercado que tem como objetivo primário respaldar o segurado em caso de não cumprimento das obrigações financeiras por parte de seus clientes.

O produto apresentou um certo nível de crescimento em razão do aumento da consciência empresarial a respeito dos efeitos prejudiciais da inadimplência, mas ainda não é popular na cultura econômica brasileira, especialmente em comparação com as demandas existentes em países mais desenvolvidos.

Em meio ao período problemático que a economia brasileira atravessa, é interessante observar o índice de sinistralidade do produto registrada pela SUSEP para fins de análise.

Em certo ponto, pode-se dizer que o indicador é uma forma legítima de autenticar a veracidade dos índices de inadimplência do país, divulgados majoritariamente por entidades ligadas ao setor de crédito.

Na tabela abaixo, temos a série histórica anual de três indicadores do seguro de crédito entre os anos de 2013 e 2017:

rel_credito
Fonte: SES – Sistema de Estatísticas da SUSEP

Em 2014,  ano que protagonizou o início da diminuição no nível de atividade econômica no país, temos um aumento na ordem de 42,30% na sinistralidade em comparação ao ano de 2013.

O aumento do montante de sinistros ocorridos de 2014 para 2015 foi de impressionantes 113,90%, evidenciando a grave conjuntura econômica que se emergiu no ano em questão.

Nos anos mais acentuados da recessão (2015 e 2016), o montante de sinistros ocorridos superou o de prêmios ganhos, gerando perdas volumosas para as entidades seguradoras que possuem o produto em seu portfólio.

Em 2017, apesar de uma relativa estabilização e melhora do quadro econômico, ainda há um resquício negativo dos anos antecedentes.

Os prêmios ganhos cresceram no decorrer dos anos apresentados, sobretudo pelos reajustes compensatórios provocados pela constante sinistralidade alta.

No entanto, é importante ressaltar que o risco deve ser sempre encarado como oportunidade de crescimento e desenvolvimento para o mercado segurador. Em uma economia conturbada, é evidente a formação de um cenário favorável à promoção e aperfeiçoamento das diretrizes do seguro de crédito.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s