Por que o especulador é um elemento importante do mercado financeiro?

No âmbito do mercado financeiro, há uma figura que com certa frequência é alvo de polêmicas: o especulador.

As críticas ao trabalho do especulador financeiro são as mais variadas, chegando a ser bem intensas em determinados círculos sociais (em especial naqueles mais avermelhados, se é que você me entende).

É constantemente acusado de ser um dos males do capitalismo e um dos principais catalisadores de crises econômicas, além de ser imputada a ele a responsabilidade pela manipulação dos mercados e das variáveis econômicas.

O que é um especulador?

De forma breve, o especulador pode ser definido como aquele indivíduo que adquire um ativo financeiro não por alguma finalidade prática ou necessidade de utilização, mas sim pela capacidade que aquele ativo tem de trazer retornos interessantes a ele, devido à sua oscilação de preço e através de sua negociação em mercado com outros participantes.

No fim do dia, a verdade é a seguinte: por mais que ele seja alvo de críticas (em alguns casos muito infundadas), esse personagem tem uma função muito importante para a sociedade, que inclusive está longe de se limitar apenas ao ambiente de negócios que ele está inserido.

Para ilustrar a importância, vamos dar um pequeno exemplo citando o day trader, famoso perfil de operador existente.

O day trader é aquele que realiza inúmeras operações de compra e venda de ativos em um pregão dentro de um mesmo dia.

Em sua maioria, são extremamente habilidosos: sabem lidar com a volatilidade, se expõem aos riscos de maneira controlada, possuem um invejável controle emocional e realizam seus lucros (ou não) em diversas ocasiões durante o dia.

A sua intensa atuação garante ao mercado um elemento de extrema importância para a sua saúde e dinamismo: a liquidez.

Liquidez é a capacidade de transacionar um ativo financeiro não-monetário em dinheiro em caixa.

Um mercado de capitais sem liquidez é um mercado “morto”, “congelado” e, por consequência, desinteressante para investidores de todo o porte que se possa imaginar.

Sendo o mercado de capitais parte integrante e importante na economia, o seu nível de atividade e as cifras que rondam nele certamente influenciam o destino de um país.

Esse hipotético cenário de letargia também não é favorável para as empresas listadas, já que essa é uma importante fonte de recursos para elas, o que implicaria em maiores impactos na instância macroeconômica.

Portanto, quando conhecer alguém que se encaixa nas características de um especulador, reconheça a sua importância. Ele tem a sua parcela considerável de contribuição para a economia e possui mérito por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s