Como escolher um bom CRM para a gestão de sua carteira de segurados?

O que é um CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, expressão que pode ser traduzida como ‘Gestão do Relacionamento com o Cliente’.

Apesar de ter nascido como um conceito da gestão empresarial, hoje praticamente virou um jargão para se referir ao sistema responsável por executar essa tarefa de gerir a relação da empresa com seus atuais e possíveis clientes no futuro.

A seleção de um CRM adequado para a gestão de clientes é essencial não apenas para uma corretora de seguros, mas para qualquer negócio que preze pela qualidade de relacionamento.

É sabido que a corretagem de seguros é uma atividade onde a fidelização é um elemento crucial para o seu crescimento. Com isso, temos que admitir a elevada importância da ferramenta.

Não há um consenso em termos de critérios para escolha, mas listo abaixo alguns quesitos que classifico como importantes na hora de avaliar e escolher um CRM. São eles:

Funcionalidades

Quando se fala nesse quesito, muitos acabam visando a solução que possui a maior quantidade de funções, mesmo sem saber se irão usar tudo aquilo um dia.

Tente elencar em tópicos simples as suas necessidades nesse sentido e confronte com as funcionalidades das opções disponíveis no mercado.

A gama de funcionalidades atende as suas expectativas? Você deseja ter algumas para serem exploradas mais adiante ou quando sua carteira ou negócio atingir determinado porte? Seu foco é usar recursos para explorar e rentabilizar melhor sua carteira atual ou angariar informações para tirar conclusões e assim definir estratégias para novos negócios?

Importante: não caia no erro de usar uma funcionalidade existente em um CRM de forma improvisada, pois a depender da arquitetura interna do sistema isso pode se transformar em uma incrível dor de cabeça (relatórios errados, informações inconsistentes, etc). Se um campo de uma tela cadastral solicita um determinado dado, é aquele dado que tem que ser preenchido e nada diferente disso.

Escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade que um programa tem de atender as expectativas de processamento e funcionalidade conforme o volume de dados armazenados vai aumentando.

O CRM que você está avaliando tem uma boa performance nesse sentido? Como ele reage com vários usuários inserindo grandes lotes de informações ao mesmo tempo? Para saber essas questões, é recomendável perguntar a um responsável técnico da empresa desenvolvedora.

Vale mencionar que esse é inclusive um quesito no qual o Excel tem uma evidente desvantagem. Conforme o volume de dados armazenados nas planilhas vai tomando uma grande proporção, a performance do software começa a ficar comprometida (carregamento lento, consumo de memória excessivo, travamentos, etc), fazendo com que você perca tempo e, em alguns casos, informações vitais para o seu negócio, já que aumentam as probabilidades de corrompimento do arquivo.

Praticidade no uso

O seu uso é prático na correria do cotidiano? Executar tarefas rotineiras é algo simples e intuitivo ou se faz necessário um treinamento para os usuários poderem operar?

Responder de forma honesta a esses questionamentos é algo crucial, já que uma solução de última geração pode ter insucesso e até se tornar um entrave se não for plenamente aceita pelos operadores ou se acabar se mostrando complexa demais (excesso de telas e parâmetros, interface de usuário pouco amigável, etc).

Gerenciamento de usuários

Ter um sistema com uma boa estrutura de gerenciamento de poderes de usuários é extremamente necessário para segmentar os acessos de forma apropriada e impedir a visualização indevida de informações sigilosas.

Eu tenho certeza que você não quer que um consultor tenha acesso ao relatório de pagamentos de todos os funcionários ou consiga “roubar” produção de um ponto de venda na hora da renovação de uma apólice.

Converse com a empresa desenvolvedora do software e entenda nos mínimos detalhes como se comporta o sistema nesse quesito.

Na dúvida, considere aquele que possuir o maior nível de detalhismo nas permissões.

Conclusão

Mesmo que você elenque outros critérios de escolha ou adicione outros além desses, é importante que tenha em mente que a escolha de um CRM é uma parte que merece atenção e planejamento, já que a eficiência da ferramenta determinará como o seu negócio irá se comportar no cotidiano e em um longo prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s