O gerenciamento de riscos no seguro de transportes

No seguro de transportes, não é difícil nos depararmos com uma situação em que a seguradora condiciona a aceitação de um risco à presença de uma empresa de gerenciamento de riscos no processo de movimentação de cargas.

É um posicionamento legítimo por parte das seguradoras, que enxergam nessa medida a possibilidade de reduzir as chances de ocorrência de um sinistro e assim manter o segurado na condição de saudável para sua carteira.

Normalmente isso ocorre quando se pretende realizar transporte de cargas de alto valor agregado que costumam ser alvo frequente de roubos, fretes com passagens por regiões consideradas de alto risco, entre outras motivações.

Mas afinal, o que é uma empresa de gerenciamento de riscos?

Uma empresa de gerenciamento de riscos pode ser definida, a princípio, como uma organização responsável pela implantação de medidas de inteligência que visam contribuir para o desagravamento de um risco notadamente elevado em uma operação logística.

A natureza da atividade faz com que ela seja apropriada para atuar em conjunto com o mercado segurador, já que também lida com riscos, sendo essa uma característica comum entre os dois mercados.

Seus impactos no seguro

Sua presença contribui para a redução dos prêmios e viabiliza a própria efetivação de contratos em algumas situações.

Além disso, torna propensa a diminuição do índice de sinistralidade de uma apólice vigente, elemento essencial para evitar reajustes agressivos ou mesmo limitações securitárias e negativas no momento de realizar a renovação.

Seu mercado é interessante e amplo, tendo em vista a grande demanda pelo serviço e as evoluções tecnológicas que propiciaram o aprimoramento de sua qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s