O processo de regulação de sinistros: o que é?

O processo de regulação de sinistros pode ser definido como o conjunto dos procedimentos adotados para avaliação dos prejuízos em evento previsto em apólice, bem como a verificação da procedência e fatores causadores do evento em si.

É uma das nuances mais importantes do mercado segurador, já que o processo de liquidação de um sinistro depende diretamente das conclusões oriundas da regulação.

A regulação pode ser feita por um departamento próprio da companhia seguradora ou através de empresa terceirizada contratada e autorizada por ela para exercer essa responsabilidade nos sinistros de sua carteira.

Dentro de uma equipe de regulação de sinistros, estão pessoas do segmento de auditoria empresarial, especialistas em perícias, técnicos de vistorias, advogados especializados em direito securitário (muito presentes em sinistros complexos para apontar situações que podem ensejar o litígio e assim discorrer a respeito do posicionamento que a companhia deve adotar), entre outras formações.

Independentemente do porte do sinistro ocorrido, é vital uma relação transparente entre segurado e reguladora para que o processo seja conduzido de forma benéfica a ambas as partes.

O segurado deve fornecer informações que estão sob o seu domínio a respeito dos fatos ocorridos na notificação de sinistro, sem omitir quaisquer detalhes que possam influenciar o panorama.

A área responsável pela regulação, dentro das suas atribuições, deve ser proativa para fornecer um parecer de forma rápida e prezar pela integridade nas suas decisões, agindo com imparcialidade e boa-fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s