A importante participação do fomento mercantil nos negócios

O fomento mercantil, chamado também de factoring ou fomento comercial, é uma atividade econômica cuja finalidade é o adiantamento de valores oriundos de vendas à prazo através da aquisição dos direitos creditórios do vendedor sob as mesmas.

Em linhas gerais, uma operação de fomento mercantil ocorre da seguinte forma:

  • Uma empresa realiza uma venda a prazo por um valor X.
  • Sob contrato com uma sociedade de fomento mercantil, vende a ela seu direito de recebimento dos valores dessa venda.
  • Digamos que com a aceitação da duplicata, a mesma seja comprada por X – R$ 1.500,00.
  • A empresa, na condição de faturizada, recebe o valor com o desconto descrito anteriormente e a sociedade de fomento, prestadora do serviço e faturizadora, receberá seus ganhos na operação no longo prazo através da duplicata adquirida.

Por que uma empresa recorre ao fomento mercantil?

Uma empresa faz uso do serviço para trazer liquidez ao seu negócio com o aumento do seu fluxo de recebimentos, proporcionado pelo adiantamento de valores de vendas a prazo.

Uma motivação secundária que pode ser citada é o desejo ou a necessidade de otimizar a cobrança e a análise creditícia de clientes com a terceirização, deixando essas atividades a cargo de uma prestadora de serviços inteiramente dedicada a elas.

Não se deve confundir a atividade com serviços bancários

Com certa frequência, o fomento mercantil é erroneamente identificado como uma atividade econômica de cunho bancário, quando, na realidade, é comercial, já que o teor da atividade é a negociação de duplicatas, caracterizadas na operação como qualquer outro ativo passível de compra e venda.

Um cenário de utilização

Um cenário clássico de utilização frequente do serviço são empresas que fabricam e/ou vendem produtos de alto valor unitário e, em certos casos, com demanda muito específica. O alto valor unitário do produto implica que o pagamento seja colocado a prazo para viabilizar o negócio e a demanda restrita acaba por tolher o crescimento do volume de vendas.

Não à toa, metalúrgicas, siderúrgicas e fábricas de maquinário industrial pesado utilizam o serviço em larga escala, mantendo contratos de longo prazo com sociedades de fomento mercantil.

Com o evidente alto custo de determinados serviços bancários no país, o serviço de fomento mercantil pode ser uma solução alternativa interessante para alavancar um negócio, garantindo a ele benefícios imediatos.

Um comentário em “A importante participação do fomento mercantil nos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s