Fraudes em seguros: quem paga essa conta?

Nos mais diferentes âmbitos da sociedade, vemos diariamente pessoas que recorrem à práticas ilícitas na intenção de obter vantagem sobre outras entidades.

No mercado segurador, essa realidade não poderia ser diferente. Em 2016, estimou-se que cerca de 10% a 12% das indenizações pagas são oriundas de sinistros fraudulentos. Sinistros que, durante o seu processo de regulação e posterior liquidação, não levaram em consideração infrações cometidas pelo segurado ou terceiros relacionados a ele.

Para as pessoas de má-fé, há a crença de que ao fraudar o seguro, elas estão levando vantagem sobre a seguradora.

No curto prazo, isso até pode ter uma parcela de verdade. No entanto, no médio e longo prazo, quem sairá perdendo são aqueles que usufruem honestamente do seguro.

A seguradora, ao contrário do que prega o senso comum, é que aufere menos prejuízos nessa relação. Por quê?

Ressalto que as seguradoras, através de seu departamento atuarial, são livres para criar políticas que visam compensar perdas monetárias causadas pelos sinistros liquidados, desde que sejam respeitadas as normas técnicas determinadas pela SUSEP e demais órgãos reguladores (para a integridade das operações), além das diretrizes do conselho fiscal da administração (para transmitir confiança e prezar por boas práticas de gestão, essenciais para a manutenção de uma base sólida de acionistas).

Em termos mais simples, ao existir um aumento no volume de sinistros liquidados, as seguradoras compensam aumentando de forma generalizada o valor dos prêmios de seus produtos.

Ou seja: os fraudadores de seguro, em última instância, estão levando vantagem sobre você, que terá que arcar com prêmios mais elevados na renovação do seu seguro.

Se presenciar ou suspeitar a ocorrência de uma fraude, você deve, por uma questão de proteção de seus interesses, denunciar à seguradora ou à CNSEG através de seus canais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s