A pulverização de riscos no mercado segurador

Em aulas sobre investimentos, fala-se com ênfase sobre a teoria de diversificação de aplicações.

Nós nunca devemos concentrar todos os nossos ativos em um tipo de investimento, já que há a possibilidade do mesmo resultar em prejuízos, ganhos que não nos satisfazem ou perdas totais por motivos de força maior (falências, confiscos, etc).

O conceito de pulverização de riscos no mercado segurador é análogo à essa teoria.

As seguradoras, por sua vez, aceitam determinados riscos propostos dentro de seus critérios, mas não os assumem completamente no ponto de vista financeiro, pois isso seria absolutamente imprudente.

Se as seguradoras concentrassem 100% dos riscos para si mesmas, sem qualquer respaldo de terceiros, a sua aceitação de riscos seria limitada e um pico de sinistralidade em um curto espaço de tempo simplesmente as deixaria insolventes, prejudicando uma série de segurados que confiaram seus patrimônios à elas.

As seguradoras pulverizam os riscos com o objetivo de garantir sua estabilidade financeira e aumentar a elasticidade de aceitação de riscos.

Para isso, elas diluem as suas possíveis obrigações indenizatórias futuras através de operações de cosseguro e resseguro.

  • Cosseguro: seguro cujo risco é compartilhado entre duas ou mais seguradoras em uma apólice. Normalmente contratado para riscos de grande porte.
  • Resseguro: é, a grosso modo, o seguro contratado pela seguradora para respaldá-la nos riscos assumidos por ela. Usualmente onipresente e implícito nos contratos firmados, atua quando existem indenizações devidas que vão exceder a capacidade financeira da seguradora, causar-lhe instabilidade nos resultados ou mesmo problemas de solvência, além de outras circunstâncias aplicáveis.

A aplicação do conceito de pulverização de riscos, além de atender objetivos comerciais das seguradoras, contribui para a solidificação das bases do mercado pelo fornecimento de lastro financeiro.

Essa segurança, no final da equação, beneficia o consumidor final de seguros.

4 comentários em “A pulverização de riscos no mercado segurador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s