Auditoria em logística: breves considerações

Ao leitor

Resumo feito para avaliação na disciplina “Armazenagem e distribuição”, parte integrante da grade do curso “MBA em Logística e Cadeia de Suprimentos” do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Objetivo do resumo

Produzir uma breve análise do artigo “Auditoria e sua utilização na logística” de Liana Almeida de Figueiredo com o propósito de enriquecer os conhecimentos a respeito do tema central do artigo e levar a conclusões relevantes para posterior debate em aula.

Tema central do artigo

Práticas de auditoria em processos logísticos, bem como suas implicações dentro do ambiente corporativo.

Aspectos introdutórios

Na introdução do artigo, a autora define que a logística tem recebido maior visibilidade e importância nos negócios. No entanto, faz uma ressalva ao afirmar que os processos logísticos não têm poder absoluto para atingir seus objetivos, necessitando de mecanismos controladores pautados por uma filosofia sistemática.

Outro ponto de relevância elucidado é a necessidade de se fazer a auditoria logística sob uma visão sistêmica, sendo as ações independentes e isoladas práticas consideradas prejudiciais ao andamento do procedimento.

Temos, na introdução, o objetivo do artigo, que pode ser sintetizado de forma breve da seguinte forma:

Através de contribuições teóricas condizentes com a natureza do tema, justificar e alicerçar a pesquisa de campo, etapa posterior e central no estudo desenvolvido pela autora.

A autora alega existir pouca literatura direcionada a esse tema específico, porém afirma existir intenções de abordagens de determinados autores. Deve-se levar em consideração a questão temporal do artigo, tendo em vista que o mesmo foi publicado em 2002.

Atualmente, após breve pesquisa, é possível constatar a aparição de autores que tratam sobre auditoria em logística, como Michel Roux e Darli Rodrigues Vieira, bem como a ascensão de William J. Markham, que já em 1999 publicou livro dedicado unicamente ao tema.

Aspectos centrais

De acordo com o conceito tradicional, o termo “auditoria” pode ser definido como a conferência de registros contábeis em conjunto com a avaliação de documentos formais que estão de alguma forma ligados aos resultados de um exercício.

Quando estendido à área logística, o termo ganha outras nuances interpretativas. A mais evidente é a associação do termo à filosofia de questionar com frequência os modelos pré-estabelecidos e/ou que sejam tidos como a situação presente sob a ótica da eficiência.

Pode-se perceber que a autora considera que três premissas são essenciais para que um sistema de controle logístico eficiente seja possível. São elas:

  • Periodicidade: a necessidade de se pré-estabelecer uma frequência com prazos padronizados para a entrega das conclusões, para que seja possível realizar comparativos dos indicadores de eficiência, sem que a variável tempo crie desvios que possam comprometê-los.
  • Precisão das informações: a necessidade de ter as informações exatas e precisas para se chegar a um fim com conclusões corretas.
  • Auditoria do próprio sistema: a necessidade de verificar se o sistema de auditoria atende as necessidades da organização, impedindo que o mesmo se torne obsoleto frente aos objetivos da mesma.

Considerações finais

É possível concluir que a auditoria não é um fim, mas sim um meio de verificar possíveis inconsistências e existências de falhas de integridade que possam comprometer a vida de um negócio.

Quando os princípios teóricos de auditoria logística são aplicados da maneira correta e acrescidos a um engajamento por parte dos colaboradores de uma organização para torná-los efetivamente presentes no cotidiano empresarial, o resultado é propenso a ser benéfico aos mesmos.

É um tema que merece ser objeto de novos estudos no meio acadêmico e corporativo, dada a sua importância e relevância na atualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s