O tema de negócios que mais exige maturidade no mundo de hoje para se discutir

Sonho meu, seu e de qualquer pessoa que convive, conhece e/ou trabalha com tecnologia. Ter o seu site online, clientes e mais clientes entrando e comprando em um processo automatizado de venda, o dinheiro caindo na sua conta, enquanto você desfruta de todos os ganhos obtidos em uma praia ou dentro das estruturas de um hotel.

Que cenário, não é mesmo? Mas pode ir colocando um belo freio nesse seu devaneio. Você vai ter que escutar uma dura verdade sobre o tema “Ganhar dinheiro na Internet”, capaz de promover ilusões na mente dos incautos em volume e velocidade inacreditáveis e levar pessoas a ficar sem chão e desesperançosas. Lá vai:

Ganhar dinheiro na Internet exige conhecimento das ferramentas adequadas, tempo e, principalmente, valor para ser disponibilizado a um público que o demanda e esforço individual, coisas que estão inclusas em qualquer outro trabalho tradicional.

Sim. A Internet como meio fácil de ganhar dinheiro é um grande mito. Talvez seja o maior do nosso tempo. Mito que é aceito e propagado por pessoas que possuem alguma das características a seguir:

  • ingênuas;
  • facilmente influenciáveis;
  • pouco afeitas ao esforço para angariar ganhos financeiros;
  • mal-intencionadas ou com senso ético questionável.

Ingênuas

Pessoas que não possuem maturidade e senso crítico suficientes para questionar algo que foi apresentado a elas. Tipo frequente nessa situação.

Facilmente influenciáveis

Basta uma história inspiradora e surreal para mudar o conceito dela sobre alguma coisa ou fazê-la entrar de cabeça em algo. Outro tipo frequente.

Pouco afeitas ao esforço para angariar ganhos financeiros

Pessoas que acreditam na fórmula mágica do dinheiro fácil. Se alguém disser a famosa frase “dinheiro não dá em árvore” perto dela, ela pode ser capaz de contestar e ainda sacudir a árvore mais próxima para ver se cai uma nota de 100 reais.

Mal-intencionadas ou com senso ético questionável

Aqui já entramos em um terreno perigoso. São pessoas que não possuem peso na consciência por manter atividades de legalidade duvidosa, mesmo se tais atividades acabarem por lesar direta ou indiretamente outras pessoas.

Eu confesso que dou até risada quando vejo alguns relatos por aí de pessoas que conseguem um cheque generoso com algumas horas ou minutos de trabalho na semana, sem qualquer explicação lógica comprovável. E ainda tem gente que vai nessa.

O debate sobre a Internet como canal de geração de receita e vendas precisa ser saneado dos contos de fadas.

E urgente. Acredito que esse seja um dever de toda e qualquer pessoa que usufrui desse ramo de negócio. Os contos de fadas imputam severos pontos negativos para o debate sobre o tema.

  • Perde-se tempo e energia separando o joio do trigo a todo momento, ao invés do foco ser mantido nos verdadeiros projetos e conceitos que possuem chances reais de se tornarem rentáveis.
  • Trazem uma imagem ruim para o debate e para o ramo de negócio. Proprietários de contos de fadas são desvendados pelo fato da atividade deles ser de procedência ilegal ou de eficiência duvidosa e pronto: os negócios de Internet levam a fama injustamente.
  • Desvalorizam o empenho daqueles que lutam por ganhos de maneira idônea e significativa na Internet. Trabalhar num setor que é conhecido por supostamente render frutos fáceis com pouco esforço não deve ser lá uma coisa muito benéfica para a carreira de alguém.

Afinal, o que você quer: um conto de fadas ou um projeto de sucesso?

O que você quer? Entrar em um algo obscuro que promete uma quantia de dinheiro com vários números na sua conta bancária e depois se ver desiludido, enganado ou até mesmo roubado? Não, certo?

Abandone os contos de fadas. Coloque os pés no chão e discuta com seus parceiros de negócio os melhores conceitos para tornar seu desejo realidade. Inclua pessoas que possuem conhecimentos da parte técnica mais apurada se você precisar de ajuda.

Discuta o tema “Ganhar dinheiro na Internet” com maturidade. O esforço, a prudência e a disciplina do presente podem significar grandes vôos no futuro.

Quer mais sobre esse assunto de ganhar dinheiro na Internet? Esse artigo do Henrique Carvalho, autor do famoso Viver de Blog, é excelente.

Trabalhar na Internet: Você está comprometido com seu sucesso ou está iludido por um conto de fadas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s